Conheça a pedra preciosa Kunzita

01 julho 2021

Conheça detalhes e curiosidades da Kunzita, uma das pedras mais raras e desejadas no mundo todo. 

As pedras preciosas possuem o poder de encantar e atrair pessoas de todos os cantos do mundo, desde admiradores à colecionadores. Entre a enorme diversidade de gemas que existem, a Kunzita é uma das mais cobiçadas e se tornou conhecida não só pela sua beleza, mas também por seu significado e versatilidade.  

A Kunzita pode ter tonalidade rosa ou roxa. Além de bela, a pedra é extremamente resistente, o que fez com que muitas vezes fosse confundida com a Ametista, outro tipo de gema. Ambas as pedras são utilizadas nas joalherias, possuindo significados e propriedades com algumas semelhanças. Entretanto, o que muita gente não sabe é que as duas foram encontradas com centenas de anos de diferença.  

Ficou curioso para saber mais sobre as propriedades, curiosidades e significados da Kunzita? Continue a leitura. 

 

Pedra bruta Kunzita

Imagem extraída do livro: Coleções Minerais do Brasil

 

 

Origem da Kunzita 

 

 Essa pedra preciosa foi batizada como Kunzita por conta do sobrenome de seu descobridor, o gemólogo americano G.F Kunz. Apesar de ter sido encontrada apenas em 1903, historiadores afirmam que a Kunzita já era utilizada desde a Grécia Antiga, como forma de espantar males. 

 

Variação de tonalidade 

 

A tonalidade da Kunzita é muito influenciada pelo sol e por isso pode variar. Alguns dizem que a pedra é rosa, mas como afirmamos anteriormente, a mesma pode ser rosa ou roxa. Entretanto, esta gema normalmente é mais valorizada quando o seu tom é arroxeado. Mesmo assim, a tonalidade rosada ainda é extremamente preciosa, afinal, continua sendo uma pedra encantadora, luxuosa, romântica e muito elegante. 

 Um detalhe importante sobre a tonalidade da Kunzita é que quanto mais intensa for a cor da pedra mais valiosa ela será. Incrível, não é mesmo? Alguns especialistas recomendam muito cuidado na exposição dessa gema ao sol, para que a tonalidade não seja afetada.  

 

Pedra Kunzita

Imagem extraída do livro: Coleções Minerais do Brasil

 

Onde a Kunzita pode ser encontrada?  

 

Como a maioria das pedras preciosas, a Kunzita não é fácil de encontrar. Apesar de extremamente rara, ela é encontrada com maior abundância nos Estados Unidos, Afeganistão, em Madagascar e também no Brasil. No território brasileiro, podemos apontar Minas Gerais como principal fonte. 

 

mina de kunzita

Imagem extraída do livro: Coleções Minerais do Brasil

 

Significados 

 

A Kunzita também está rodeada de muitas crenças e significados. Acredita-se que a pedra represente a iluminação interior, afastando energias negativas e atraindo relacionamentos saudáveis e felizes. Para muitos admiradores e colecionadores, a Kunzita também ativa o amor próprio e a autoestima, sendo ideal para quem busca se livrar de pressões psicológicas. 

 Enfim, são muitos os detalhes envolvidos na história dessa linda pedra, e isso não podemos negar, a Kunzita é extremamente charmosa. 

 

pedra bruta kunzita

Imagem extraída do livro: Coleções Minerais do Brasil

 

Sugestão de leitura:

 

Livro Coleções Minerais do Brasil - Carlos Cornejo & Andrea Bartorelli

Livro Coleções Minerais do Brasil – Carlos Cornejo & Andrea Bartorelli

 

Em nosso artigo utilizamos todas as imagens do livro: Coleções Minerais do Brasil, a obra destaca a multiplicidade de acervos, experiências e conhecimentos relativos à Mineralogia, Gemologia, Meteorítica e Paleontologia no Brasil, apresentando um registro tanto das amostras minerais quanto das pessoas que as extraem, colecionam, estudam e preservam.

Além dos espécimes mineralógicos, as coleções reúnem pedras preciosas em bruto, gemas lapidadas, meteoritos, mineralizações fósseis e antiguidades relativas à mineração, assim como objetos históricos e acervos bibliográficos e iconográficos correlatos, inclusive o registro de vivências e recordações vinculadas à Mineralogia e às Geociências.

 

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Populares