As pedras preciosas de cada mês

15 julho 2021

Saiba mais sobre a relação entre as pedras preciosas e os meses do ano. 

 

Além de belas e cheias de significados, as pedras preciosas também estão relacionadas aos meses do ano. Cada mês, de janeiro a dezembro, é representado por uma única gema. Entretanto, existe uma rica história por trás dessa curiosidade. 

 As pedras que fazem parte desse grupo são chamadas de birthstones ou “pedras de aniversário”. A verdade é que desde os tempos antigos as pedras preciosas são associadas a uma série de significados e mistérios. Acredita-se que a origem desse costume vem de textos bíblicos, como a história de Arão e de seu peitoral sacerdotal com doze pedras, por exemplo. 

 Compreendendo essa história, diversas culturas adotaram a ideia de associar as gemas aos meses do ano. Organizações da indústria de jóias, por exemplo, criaram suas próprias listas de pedras de aniversário, ou birthstones. 

 Como havia muitas versões diferentes desse “calendário”, em 1912, a Jewelers of America criou uma única seleção com o objetivo de padronizar a tendência. Desde então a lista se popularizou e, mesmo sofrendo pequenas alterações, se consolidou ao redor do mundo até os dias atuais. 

 

Veja a lista dos meses juntamente com seus significados: 

 

 

Janeiro – Granada

 

 

A Grana representa a calma e também é conhecida como pedra do equilíbrio. Ela está relacionada às pessoas que nascem no mês de janeiro, por serem racionais, responsáveis e perseverantes. 

 

Fevereiro – Ametista

 

Pedra Ametista

Foto/Reprodução: ArtOuro

 

Esta pedra está ligada ao poder, representando a proteção espiritual e sua relação com o divino. Muitos acreditam que a Ametista também esteja direcionada à busca por conhecimento, contribuindo para o aumento da concentração. Ou seja, esta gema do mês de fevereiro é ideal para quem está em busca crescimento pessoal. 

 

Março – Água Marinha

 

pedra preciosa água marinha

Foto/Reprodução: MBernades

 

Esta pedra ficou conhecida por ter sido usada por marinheiros em tempos antigos. Acredita-se que a gema era utilizada como símbolo de proteção. Além disso, a Água Marinha é responsável por aliviar as pessoas do estresse e atrair paz interior. Já a ligação da pedra com o mês de março, é por conta da intuição dos piscianos. Para muitos, usar esta pedra preciosa também significa ser único, ou especial. 

 

Abril – Diamante 

 

 

Símbolo de resistência e nobreza, o Diamante é visto pela joalheria como sinônimo de muito glamour e sofisticação. Ainda existem outros significados como pureza, imortalidade ou resistência à energias negativas. 

 

Maio – Esmeralda 

 

Pedra preciosa esmeralda

Foto/Reprodução: RC Gemas

 

Conhecida como pedra da cura ou da alegria, a Esmeralda está relacionada ao equilíbrio físico e espiritual. É muito indicada para quem deseja renovar as energias. 

 

Junho – Tanzanita

 

Pedra preciosa Tanzanita

Foto/Reprodução: Brazil Impex

 


Já quem nasceu em julho, é representado pela Tanzanita, pedra imensamente rara que se popularizou por volta de 1960. Acredita-se que a gema melhora o humor e alivia as pessoas das preocupações do dia a dia. 

 

Julho – Rubi 

 

Pedra preciosa Rubi

 

Muitas pessoas afirmam que o Rubi tem o poder de abrir novos caminhos, com energia elevada. Esta pedra preciosa, além de muito linda, é uma das prediletas das pessoas que buscam uma fonte de inspiração e criatividade. 

 

Agosto – Peridoto 

 

Pedra preciosa Peridoto 

 

A pedra preciosa Peridoto representa pureza e saúde. Quem nasceu em agosto pode se orgulhar, porque além de bela, esta gema também está relacionada à proteção e prosperidade. É ideal para quem olha para o futuro com esperança e vive de forma otimista. 

 

Setembro – Safira 

 

Pedra preciosa safira

 

Quem nasce em setembro também não sai perdendo. A Safira possui relação com o conhecimento e a lealdade. Este é um dos motivos da gema ter influência no que se refere a vida profissional das pessoas. É uma opção perfeita para quem busca mais sabedoria. 

 

Outubro – Turmalina Rosa 

 

Pedra preciosa Turmalina rosa

Foto/Reprodução: Pink Stone

 

Quem nasce em outubro é representado pela Turmalina, pedra excelente para melhorar relacionamentos. A Turmalina Rosa, uma das variadas colorações da gema, representa o amor e o apreço pelas emoções. 

 

Novembro – Citrino 

 

Pedra preciosa citrino

Foto/Reprodução: ArtOuro

 

O Citrino é a pedra de quem nasceu em novembro, ideal para quem busca por autoconhecimento e recomeços. Além disso, esta gema é mais uma que está ligada à prosperidade. 

 

Dezembro – Topázio Azul 

 

Pedra preciosa Topázio

Foto/Reprodução: Brazil Impex

 

No último mês do ano, a pedra que ganha destaque é o Topázio Azul. Esta gema é recomendada para quem está em busca de direcionamento e clareza. Por isso, é uma excelente opção para quem precisa fazer escolhas importantes. 

 Agora que você já conhece a relação correta entre as pedras preciosas e os meses de ano, você pode aproveitar para presentear um aniversariante com uma jóia, que além de bela, terá um significado marcante. 

 Gostou dessa curiosidade? Conhece algum outro significado dessas gemas? Deixe um comentário e conte pra gente. 

 

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Populares