Líderes empresariais do setor de joias: Tendências para o ano de 2022

28 março 2022

Para a grande maioria de nós, um ano se inicia repleto de esperança e aspirações de mudanças. Após vivermos um ano de transição em 2021, o ano de 2022 se inicia apontando grandes mudanças no mundo. 

 

Mas mudanças nem sempre são fáceis! E os desafios parecem ser necessários quando falamos de temas como sustentabilidade, inclusão e crescimento. No setor de joias não é diferente! Precisamos nos preparar para um futuro que deve envolver a todos, incluindo nosso planeta, desenvolvendo lideranças positivas que caminhem para a evolução de nossa sociedade!

 

Como construir um futuro harmonioso com crescimento, sustentabilidade e inclusão:

 

Um dos principais desafios dos líderes de empresas, governo e sociedade têm enfrentado é a forma de planejar um futuro focado em três objetivos: crescimento, inclusão e sustentabilidade. A pandemia, de alguma forma, nos mostrou de maneira clara que esses três objetivos estão profundamente conectados e devem ser trabalhados em qualquer organização.

 

De acordo com relatório da McKinsey and Company é fundamental falarmos dos três temas. Ao falarmos de crescimento, incluímos prosperidade, bem-estar, assim como o crescimento econômico para as empresas, o crescimento do PIB para os países – abordando a qualidade de vida da população mundial.

 

Na inclusão, consideramos a igualdade de oportunidades e o progresso amplo dos resultados para todos, assim como, a redução das desigualdades entre gêneros, idades, etnias, origens familiares e locais de residência.

 

Na sustentabilidade, visamos a resiliência ambiental, que se inicia com a redução do risco climático, a preservação do meio ambiente gerando benefícios econômicos e sociais. Leia o Resumo dos resultados da COP26 e conheça as metas mundiais para a redução da degradação ambiental para o todos os países.

 

As metas apresentadas na COP 26 são ambiciosas e muitas vezes desafiadoras. Os investimentos necessários para a sustentabilidade e inclusão são altos, e com todo o crescimento da população vem o desafio do aumento persistente da desigualdade. No entanto, a boa notícia é que para alcançarmos esses objetivos, vamos precisar atuar juntos.

 

Ver esses três elementos como harmoniosos e não contrários requer uma mudança de mentalidade, política e ação executiva. Enfatizamos ainda que o retorno dessas ações tem um valor humano inestimável.

mercado de joias

Liderança no mercado de joias:

Confiança e inclusão

As mudanças que o mercado de joias terá que promover para incluir, atrair e reter talentos da geração do futuro, os chamados “millennials”, estão voltadas para a implementação de horários flexíveis, diversidade no local de trabalho, engajamento, autonomia e uma conexão significativa com seus colaboradores. As empresas agora, de uma forma geral, devem priorizar: criatividade, velocidade, responsabilidade e a inclusão de todos no seu setor.

 

Vale salientar, que as linhas e culturas já criadas pelo design no mercado de joias devem ser sempre valorizadas, pois é exclusiva de uma marca e representam a história da empresa. Além disso, a preservação da cultura atrai talentos, influencia a construção de novos conhecimentos e o engajamento dos funcionários, impulsionando o bom desempenho. Os líderes empresariais do mercado de joias têm uma influência muito significativa na formação e evolução da cultura e tradição dos seus colaboradores. 

 

Destacamos que o Covid-19 nos ensinou e preparou para a importância de relacionamentos e conexões significativas, todos descobrimos a importância de líderes conscientes, trabalhos com propósito, colegas solidários e gentis e empregadores flexíveis.

Direitos Humanos e igualdade de gênero

Os direitos humanos estão na linha de frente quando falamos em direitos das mulheres e igualdade de gênero, eles são os alicerces de um mundo próspero e com oportunidade para todos. Todos os líderes e gestores devem incrementar ações para proteger os direitos humanos em toda a cadeia de valor. Sendo assim, a devida diligência em direitos humanos precisa ser uma prioridade máxima para todos os líderes do mercado de joias.  

 

Os líderes do mercado de joias devem apresentar um compromisso ousado para acelerar o avanço da sociedade, e assim, contribuir para o crescimento da igualdade de gênero. Desta forma, propiciar que mulheres estejam dentro de todas as oportunidades. 

 

Sustentabilidade


Sustentabilidade e tecnologia

Para acelerar o momento de sustentabilidade pós-pandemia, precisamos elevar nossas expectativas e aspirações. Gerenciar nossos negócios priorizando projetos de proteção  e de políticas sócio ambientais. 

 

À medida que as empresas planejam suas estratégias, com o fim da pandemia, ficou claro que aqueles que adotaram um modelo digital para o seu negócio, tiveram benefícios e crescimento significativos. A pandemia acelerou a adoção de tecnologias digitais por empresas e consumidores. Observa-se que no setor de joias os investimentos voltados para estratégias de e-commerce e marketing digital, geraram resultados positivos de vendas e crescimento. Em nosso setor, sabemos que quase 21% das vendas de fim de ano de 2021 foram realizadas online, um crescimento de quase 15% em relação à pré-pandemia de 2019.

 

A evolução digital está acontecendo mais rápido e com mais urgência, e as empresas estão buscando a tecnologia como uma forma de se diferenciar estrategicamente dos concorrentes. E não se limita apenas a estratégias de comércio eletrônico ou trabalho em casa, abrange tudo, desde uma mudança para uma liderança mais experiente em tecnologia até ver a tecnologia como um facilitador no roteiro ESG.

 

Se o estado atual do nosso planeta é parcialmente resultado do espantoso progresso tecnológico de nossa espécie, também é verdade que as tecnologias podem transformar e promover inovações fundamentais para reduzir nosso impacto no planeta. Como este relatório recente da Agência Europeia do Meio Ambiente (EEA) afirma: “A inovação é uma fonte primária de desafios sistêmicos ambientais e de sustentabilidade é um elemento essencial na resposta da sociedade a esses desafios”.

 

Já estamos testemunhando um ritmo acelerado da inovação, impulsionado pela redução das emissões de carbono. A transição para o net zero até 2050 (as emissões globais devem ser zeradas até 2050) exigirá que fiquemos atentos e apoiemos ativamente essas soluções inovadoras, embora reconheçamos que o caminho permanece incerto e nem todas essas tecnologias funcionam, mas que certamente terão um impacto exponencial.

 

Para que o desenvolvimento dessa liderança se torne realidade, é necessário focar em treinamento e educação para que todos os colaboradores tenham clareza e participem dessa nova gestão. O setor de joias deve ainda, conhecer e aprimorar todos seus processos produtivos, sua relação com fornecedores, criar associações, protocolos e certificações que asseguram uma atuação segura e mais sustentável.

 

Agora vamos lá! Nós, do setor de joias, precisamos participar dessa mudança e contribuir para a construção de um mundo melhor. Faça uma reflexão e repense junto ao seu time as mudanças necessárias para o crescimento e inclusão de todos.

 

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Populares