Conheça a pedra preciosa Morganita

24 novembro 2021

Se você admira joias e pedras preciosas, certamente ficará impressionado com a riqueza envolvendo a beleza e os significados da Morganita. Quando olhamos para uma pedra como essa, rapidamente associamos a gema a muito glamour e sofisticação. Não tem como fugir disso! Entretanto, quando o assunto é preciosidades, precisamos levar em conta todos os significados e detalhes que as cercam.

 

Apesar de encantadora, a Morganita ainda é pouco conhecida entre alguns apreciadores de joias. Normalmente, ela é chamada de “Esmeralda rosa” ou “Berilo cor-de-rosa”, já que faz parte do grupo dos berilos, como Água-marinha e Esmeralda.

 

morganita

Foto/Reprodução Pink Stone

Por isso, criamos este conteúdo para que você possa conhecer melhor esta pedra tão incrível. Continue a leitura.

História e características da Morganita

 

Apesar de ter sido encontrada há milhares de anos, a Morganita foi reconhecida e nomeada como pedra preciosa legítima somente em 1911. Antes disso, a gema era tratada apenas como uma variação de berilo.

 

O nome “Morganita” é uma homenagem a um banqueiro e colecionador americano, J.P. Morgan. A cor da gema é resultado da presença do manganês e de ferro em sua composição. Vale a pena destacar que a mesma também pode surgir em tons de laranja-rosado ou até mesmo salmão.

 

Morganita

Foto/Reprodução: Brasil Impex

 

Isso acontece porque os berilos são silicatos de alumínio e berílio, que em forma pura são incolores. É a presença de outros elementos nessa estrutura que faz com que a pedra adquira outras tonalidades. Neste caso, as que possuem manganês são morganitas!

Por curiosidade, seguindo esta mesma tendência, os berilos que possuem Cromo e Vanádio são verdes e conhecidos como Esmeraldas. Já os que apresentam Ferro são azuis e conhecidos como águas-marinhas.

Onde a Morganita é encontrada?

 

Apesar de Minas Gerais ser uma das regiões que mais produzem a Morganita, esta pedra também pode ser encontrada com grande volume em países como Madagascar, Afeganistão, Sudoeste da África, Estados Unidos e Tailândia.

Energias e significados da Morganita

 

Acredita-se que a Morganita auxilia no cuidado em relação ao estresse e outras doenças causadas por ele. Além disso, a pedra ajudaria no tratamento de tuberculose, asma, enfisema pulmonar, problemas cardíacos, vertigem, impotência e bloqueios pulmonares.

 

Morganita

Foto/Reprodução: MBernardes

 

O significado místico da gema aponta que a mesma traz cura e transformação, eliminando a vitimização e abrindo o coração das pessoas para receberem amor e coisas positivas da vida.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Populares