Topázio imperial: conheça os detalhes da famosa pedra brasileira

01 junho 2021

O topázio imperial é uma das gemas brasileiras mais intrigantes e admiradas. Conheça algumas de suas características.

O topázio imperial é uma das pedras preciosas mais belas e abundantes do Brasil e envolve uma diversidade de curiosidades e detalhes fascinantes. Essa famosa gema brasileira, oriunda de Ouro Preto, Minas Gerais, é a variedade mais rara do topázio e acumula uma série de admiradores e colecionadores no mundo inteiro.

Com o nome relacionado ao brilho da terra, que emite luz na escuridão, o topázio imperial também se tornou conhecido como topázio dourado. A palavra “topázio” significa “buscar” e também dá nome a uma ilha no Mar Vermelho que frequentemente ficava repleta de neblina, e com isso era difícil ser localizada.

 

A descoberta do topázio imperial

 

Como já mencionamos, o topázio imperial foi descoberto no Brasil por volta de 1760, mais especificamente no Morro de Saramenha, em Ouro Preto, cidade famosa por sua beleza e riquezas naturais. Uma curiosidade sobre a exploração dessa gema é que viajantes de diferentes lugares do mundo já se interessavam por sua busca desde o início do século XIX. Além disso, essa admirada pedra preciosa sempre marcou presença na história da região.

Esta linda pedra brasileira surge encravada em rochas macias de argila com veios de caulim. A conhecida “Mina do Capão” é uma das principais fontes de minerais da região e atual responsável pelo fornecimento de topázio imperial em proporção comercial. Ou seja, é famosa por abastecer joalherias do mundo inteiro.

 

Topázio Imperial bruto

Foto/Reprodução: Graciano Special Gems

 

 

Composição e forma do topázio imperial?

 

O topázio imperial, do ponto de vista mineralógico, é um hidrato de flúor silicato de alumínio, colorido pelo ferro e o cromo. Além disso, pode ser cortado de diversas formas, como redondo, quadrado, pera, oval, octógono, coração, entre outras formas mais peculiares.

 

Topázio Imperial

Foto/Reprodução: P.B. Gems

Veja as propriedades gemológicas do topázio imperial:

 

  • Fórmula química: Al2SiO4 (F, OH) 2 Flúor contendo silicato de alumínio;
  • Estrutura de cristal: ortorrômbico, prismas com contornos multifacetados,
    principalmente octogonais em seção transversal;
  • Cor: especialmente amarelo, rosa, rosa-laranja, vermelho ou laranja
  • Dureza: 8 na escala de Mohs;
  • Índice de refração: 1.609 – 1.643;
  • Densidade: 3,49 – 3,57;
  • Dupla refração ou birrefringência: 0,008 a 0,016;
  • Decote: perfeito;
  • Transparência: normalmente transparente e translúcido.

 

Topázio Imperial

Foto/Reprodução: Graciano Special Gems

 

Esta pedra preciosa possui muita clareza e poucas inclusões, podendo até mesmo ser examinada a olho nu e sendo considerada uma gema “limpa”. Basicamente, este é o nome dado quanto nenhuma imperfeição pode ser encontrada. Por isso, ela é altamente valorizada pelo seu brilho.

Outro fator que colabora para a valorização desta pedra é a sua dureza, completamente resistente a arranhões. Porém, qualquer especialista que for manusear um topázio imperial precisa ser cuidadoso, visto que a gema pode ser facilmente fragmentada.

 

Topázio Imperial

Foto/Reprodução: P.B. Gems

 

Significados

 

É bastante comum ver pedras preciosas sendo utilizadas de forma simbólica e até mesmo religiosa. Com o topázio imperial não é diferente. Esta pedra preciosa brasileira, quando transformada em joia, simboliza a integração do homem com a natureza, ajudando seus portadores a sentirem orgulho de quem são.

O que muitos dizem sobre seus significados é que a mesma pode aumentar o carisma e a atração pessoal, sendo uma boa opção para quem trabalha em busca de fama. Além disso, muitas pessoas buscam essa gema por acreditarem que a mesma traz efeitos positivos fortalecendo a fé, o otimismo e atraindo sucesso.

A verdade é que esta pedra é maravilhosa, como se fosse tingida pelas cores do sol e do fogo, tem potencial para encantar qualquer um. Por motivos como esse, o topázio imperial se tornou um sucesso entre os colecionadores.

 

Topázio Imperial

Foto/Reprodução: Graciano Special Gems

 

 

 

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Populares