A cidade de Teófilo Otoni capital das pedras precisosas está localizada no centro da ” Província Gemológica Oriental Brasileira” no nordeste do Estado de Minas Gerais, sendo o principal centro comercial da região e destino obrigatório de todas as pedras preciosas produzidas nos garimpos.
A cidade antes denominada Philadelphia, fundada por Theophilo Benedicto Ottoni, que após renunciar ao seu mandato de deputado, iniciou a colonização do Vale Mucuri com a fundação da chamada “Companhia de Comércio e Navegação do Mucuri”, em 1947.
Em meados de 1960 a cidade recebeu alguns alemães procedentes de Idar- Oberstein – tradicional centro de lapidação da Europa. Foram eles que trouxeram as primeiras técnicas de lapidação desenvolvidas nas minas de ágatas daquela região.
Rica em minerais de valor gemológico, a Província Gemológica Oriental do Brasil produz alexandrita, água marinha, quartzo rosa, ametista, granada, brasilianita, topázio, berilo, kunzita, crisoberilo, safira, corídon, andalusita, citrino, prasiolita, dentrita, lodolita, e rutílio. Há também ocorrências de diamante, ouro, calcáreo, grafite e granito.
Estas gemas são extraídas do subsolo em uma ampla área da Província Gemológica, que se estende por toda região Leste de Minas Gerais, Oeste do Espírito Santo e Sul da Bahia.
As gemas em estado natural são direcionadas para Teófilo Otoni, maior pólo de lapidação e comércio de pedras preciosas da América do Sul, que conta com cerca de 250 pequenas empresas, 90 a 120 garimpos (legais e ilegais), 360 lapidações, em sua maioria não regulamentada.
O comércio de Gemas e Jóias conta com mais de 2000 atravessadores e comerciantes concentrados na cidade de Teófilo Otoni. Um dos meios desenvolvidos para a comercialização é a FIPP – Feira Internacional de Pedras Preciosas de Teófilo Otoni, realizada anualmente na cidade de Teófilo Otoni através da parceria entre a GEA – Associação dos Comerciantes e Exportadores de Gemas e Joias do Brasil e a Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni.
A FIPP – Feira Internacional de Pedras Preciosas acontece no Centro de Convenções Expominas IV em Teófilo Otoni, um dos mais modernos centros de convenções e eventos de Minas Gerais, que é custeado pela venda de stands e bancas que participam do evento.
Realizada há 31 anos pela GEA – Associação criada para apoiar os comerciantes e exportadores, a FIPP recebe expositores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo, Piauí, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, além de visitantes e expositores vindos da Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia, EUA, Canadá, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Suíça, Itália, Noruega, Austrália, Índia, China, Japão, Tailândia, Hong-Kong, o que gera um impacto comercial direto, tanto no setor de pedras preciosas local, como em outros setores da economia regional, dentre os quais podemos citar turístico, hoteleiro e comercial.
Segue o site do Circuito das Pedras Preciosas, onde você poderá encontrar mais informações e fotos maravilhosas sobre tudo o que precisa da nossa Região.
Leonardo Silva Souto
GEA- Gems Exporters Association
Associação dos Comerciantes e Exportadores de Gemas e Joias do Brasil