A importância da capacitação no mercado de Gemas

20 dezembro 2021

A importância da capacitação no mercado de Gemas

A fidelização não vem através de estratégias temporárias para aumentar as vendas, fidelizar requer que todas as ações das empresas sejam repensadas – e para que as ações sejam notadas pelo cliente, é importante que os funcionários também estejam preparados para transmitir a mensagem certa, já que eles são a linha direta de comunicação com o consumidor.

No mercado de gemas, um funcionário que não conhece o produto, que não conhece o processo de extração, ou que não está familiarizado com todos os aspectos da marca, não tem como passar as informações necessárias para o consumidor. Assim como um administrador que não conhece as demandas do seu cliente, não conhece o produto ou o mercado, não consegue criar um modelo de negócios que atenda da melhor forma o seu consumidor.

A capacitação, neste caso, é chave para que as pessoas que representam a empresa estejam preparadas para responder perguntas, para informar e cuidar do consumidor da maneira adequada. Investir na capacitação, é investir no futuro da empresa e na satisfação do seu consumidor.

 

O projeto Gemas na Bijoux, ministrado pela consultora Marcia Croce, promovido pela FIEMG e SINDJOIAS MG, é um exemplo desta iniciativa. Ele foi idealizado para ser uma forma de capacitação para que diferentes tipos de negócios no ramo da bijuteria fossem instruídos em como incluir a gema no seu processo produtivo, de uma forma que ela valorize o produto e se torne uma diferenciação para a própria marca. A gema utilizada no projeto pode ser a tradicional, lapidada e limpa, ou a gema de descarte, que tem inclusões e cores diferentes. Em todos os casos, o importante será o storytelling e o embasamento conceitual que contará sobre a gema no produto.

É possível perceber que a Gema, em diferentes contextos, precisa de diferentes storytellings: Uma gema de descarte, quando comercializada para uma empresa que mira um cliente jovem, pode desenvolver um storytelling sustentável. Enquanto uma empresa que vende Gemas de descarte para um consumidor de uma região específica, pode pensar em um storytelling de valorização regional.

O importante neste caso, é que todos os contribuidores da empresa estejam preparados e abertos para entender que a gema pode ter diferentes valores para diferentes públicos, a chave aqui, é saber comunicar para o seu público-alvo como a gema agrega valor para ele e como esta gema pode ser o fator que faz com que a sua marca seja a ideal para aquele cliente específico.

 

Marcia Croce/ Palestrante, apresentadora, consultora

 

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Populares