Por definição, branding é um conjunto de atividades estratégicas que permite a construção de uma percepção positiva de um negócio, produto ou ideia perante o mercado, deixando mais evidente o poder da marca. Uma empresa que trabalha com a comercialização de gemas deve considerar que o
branding é a ponte que conecta o seu cliente com a sua marca, ele cria identificação e proximidade – mas elas não são geradas apenas pelo produto em si, mas pelo valor conceitual e comunicação que a marca coloca em volta deste produto. Primeiro pensamos no conceito, e depois, em como traduzir este produto numa linguagem moldada para este conceito.

 


Desta forma, o branding permite “contar” ao cliente que o seu produto tem mais valor, que é diferenciado, e se destaca no mercado. Por exemplo: Considerando que o branding é baseado nos pilares, missão, visão e valores de uma marca, a forma em que a empresa comunica seu produto e sua atuação deve estar de acordo. Se o branding é focado em sustentabilidade e transparência, a comunicação de marca deve sempre estar aberta a comunicar o consumidor sobre o processo de extração da gema, o impacto ambiental causado, qualidade de vida dos trabalhadores, entre outros aspectos.


Nessa linha, caso a marca pense em diferenciação por sustentabilidade, oportunidades se abrem para a venda para marcas mais jovens, focadas em consumidores finais da geração z e millenial. Pode também focar em marcas bem estabelecidas no mercado e que estejam considerando adaptação para este público.

 


Ou seja, a chave é pensar no seu perfil de consumidor, ou naquele perfil que a marca deseja atingir, e moldar seu modelo de negócios e storytelling para que este consumidor entenda que a sua marca pensa num produto e serviço direcionado e especializado para ele, sentindo aproximação com o seu produto e s aproximação com a sua marca. Você não vende só o seu produto, você vende a sua identidade.

Joalheiro


Para o mercado joalheiro, a gema pode ser commodity ou destaque mais relevante, o importante e como a marca vai abordar a sua narrativa. Pensar em um modelo de negócios focado em um segmento específico não fecha para oportunidades, mas te torna referência e te destaca naquele segmento, muitas vezes, abrindo oportunidades com clientes que a marca ainda não tinha considerado previamente. Um fornecedor de gemas para grandes indústrias, deve pensar em comunicar a sua marca com gemas de boa qualidade, mas que podem ser comercializadas em grande quantidade e bons preços, o custo-benefício é chave para este segmento – mas o seu cliente só enxerga o custo-benefício do seu produto quando ele é bem comunicado sobre ele. Se deve pensar como o seu cliente pode te localizar e criar proximidade com a marca. A marca precisa estar onde seu cliente está.


Seu cliente está em grandes feiras de joalheria, está nas redes sociais, está em eventos ou está de olho nas revistas? A marca precisa se fazer presente, e se manter presente. Marcas mais jovens e pequenas empresas tem tido uma presença enorme nas redes sociais, e o mercado das gemas não explora este recurso com frequência. Se colocar no mesmo ambiente que o seu cliente, faz com que ele entenda te perceba. Se seu foco for este perfil, é necessário que ele entenda que você se comunica com a mesma linguagem, que você valoriza as mesmas redes e a mesma forma de comunicação que ele.


Uma boa construção de Branding é fundamental posicionar o seu produto em um patamar diferenciado da sua concorrência, e a sua empresa? Como esta posicionada no mercado?

 

Autora

Marcia Croce/ Palestrante,  apresentadora, consultora